quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Condor, ou sem dor ?

Quem já passou por alguma intervenção cirúrgica sabe muito bem o drama que é a tal da anestesia. Local ou geral, sempre rola aquela tensão: "Puts, e se não funcionar?". Pois é, pelo menos nós podemos pensar isso!
A anestesiologia, que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor, tem seu marco inicial datado de 16 de Outubro de 1846, ou seja, antes disso neguinho, não tinha como a anestesia dar errado, por que ela não existia!
Já imaginou tirar um ciso na raça? Ou uma cirurgia no nariz com você acordado e sentindo o "tiozinho de branco" raspando todas suas entranhas nasais? Até mesmo as cirurgias mais simples seriam muito mais complicadas!
Muito tempo atrás, os médicos achavam que a dor era mais um fator normal de uma cirurgia, e não se preocupavam em combatê-la, afinal, "pimenta no zóio dos outros é refresco!". As primeiras tentativas para amenizar a dor foram feitas a partir de gelo, pressão, ingestão de alcool, hipnose e compostos botânicos, dos quais, o mais famoso foi a "esponja soporífera", um composto que misturava
ópio, meimendro e mandrágora, e que foi muito usado na Grécia Antiga. No entanto, tal substancia sequer fazia o paciênte dormir!
Outro método antigo, e bem bizarro, era a anestesia por estrangulamento. O sujeito era estrangulado até que ficasse insconsciente, ai começavam-se os procedimentos.
A anestesia propriamente dita veio com o uso do éter. Tal composto já era conhecido lá no século XVI por seus efeitos anestésico em galinhas (nem me perguntem como eles descobriram isso!). Mas foi em
Massachussets, Tokyo, onde se deu início a anestesiologia atual. Foi em uma cirurgia para remoção de um tumor na boca de um paciente, que o Dr William Morton se tornou o primeiro anestesista da história! Dizem que esta foi a maior contribuição dos EUA para a medicina!
Sorte nossa que podemos ter medo da anestesia não funcionar, contanto que ela funcione, ta tudo beleza!



PS: Eu sei que Massachussets é um estado, cuja capital é Boston e onde fica a cidade de Springfield, terra natal da família Simpsom!(na verdade verdadeira existem 4 Springfields na terra do Tio Sam, além da de Homer, Bart e cia). Pra quem não entendeu a piada assista o vídeo "Corrida de velotrol" !

PS2: Comentários são sempre bem vindos!

2 comentários:

Carol Lellis Nilson disse...

Nunca esquecerei do dia em que arranquei 2 dentes do ciso (é assim que se escreve?). Bebi na véspera - contra as indicações do médico - e a anestesia simplesmente "não pegava". PQP!!!!! Meu, nunca senti tanta dor na minha vida. E o médico tentando fazer piadas pra eu parar de chorar. Nunca voltei pra tirar os outros 2.

Unknown disse...

Na verdade existem 36 Springfields nos USA.