terça-feira, 3 de junho de 2008

Uma nova esperança!

Se você ja foi pensando em sabres de luz, Yoda, Chewie e Darth Vader esqueça! Este não é um post falando sobre o primeiro filme da primeira trilogia de Star Wars. Trata-se de um assunto mais atual!
Na ultima quinta(29/05) o Superior Tribunal Federal liberou as pesquisas com células tronco embrionarias no Brasil! Isso representa um grande avanço no âmbito de pesquisas genéticas no pais e uma nova esperança para pacientes de muitas doenças que ainda não possuem cura definitiva, como Parkinson, diabete, Alzheimer e lesões em nervos.
Mas afinal, o que são as células tronco? Como andam as pesquisas em outros paises? É realmente possível chegar à cura dessas doenças?
As células tronco são células que possuem incrivel capacidade de se dividirem e formarem células semelhantes. O que acontece com as células tronco embrionarias é que elas podem se transformar em qualquer tipo de tecido do corpo humano, como osseo, muscular, nervoso e sanguineo. Dai seu grande potencial para novas curas.
Fora do Brasil muitos paises ja fazem este tipo de pesquisa. Em paises como Africa do Sul, China, Japão, Israel e Reino Unido, as leis são mais brandas do que a brasileira(que permite apenas o uso de embriões invalidos ou congelados ha mais de 3 meses, entre outras restrições). Nestes paises é até permitida a clonagem terapêutica, método que visa a criação de um novo orgão idêntico ao do paciente que fornece seu material genético.
Ao contrario do que muitos pensam, tais pesquisas não encontram tanta facilidade para serem desenvolvidas nos Estados Unidos. La, as pesquisas sao restritas àpenas alguns tipos de células tronco, e não existe apoio governamental nas mesmas, mas como na terra de George Bush os estados possuem autonomia, em alguns deles, como na California, as pesquisa são permitidas e possuem apoio financeiro do governo.
No entanto, apesar de toda esta euforia, as pesquisas ainda estão engatinhando, os cientistas ainda tentam entender como funciona o processo em que as células tronco se especializam e formam um orgão, por exemplo.
Tomara que os cientistas brasileiros possam dar uma boa contibuição para essas pesquisas, e que elas se tornem logo realidade para todos que necessitam!

7 comentários:

Carol Lellis Nilson disse...

Ok, tenho que admitir que não sabia o que eram células-tronco -- só sabia que elas eram importantes. Valeu pela aula!
Então, aqui nos EUA certa ONG de defesa dos animais está oferecendo 1 milhão de dólares pra quem conseguir criar carne de frango em laboratório... será que é pelo princípio das células-tronco que se faz algo assim? Já imaginou nuggets de laboratório?

Penter disse...

Eita nois!
Acho que dai teria que clonar os franguinhos!
Se rolasse mesmo, inves de chikinitos da turma da monica acho que ia rola "Nuggets do Dexter" ou "Empanadinhos Do Jimmy Newtron"
hehehe

Anônimo disse...

Bom, acho que estamos engatinhando mesmo nas pesquisas com células tronco, porém acredito que a legislação brasileira está correta em ser mais rígidas do que as que permitem pesquisas com menos critérios. Isso porque, estamos lidando com vida humana, e fazendo experimentos com seres. Achei acertada a decisão do STF, e espero também que possamos contribuir para ajudar na evolução dos conhecimentos em relação as células-tronco.

Anônimo disse...

isso dos nuggets de laboratório me lembrou de um spam que mandavam por e-mail, falando que a carne do mcdonalds era de bois transgênicos que não tinham ossos, e eram praticamente umas bolas de carne que eram alimentadas por sonda...
voltando ao assunto, como é exatamente esse projeto de lei? ele permite a utilização de células tronco a partir de que origem, com quanto tempo? tudo isso interfere...
de qualquer forma, qualquer coisa nesse sentido é positiva. vc não imagina o avanço q isso pode trazer. pena que eu acho o assunto, do ponto de vista técnico, um saco, senão eu seguiria essa área e ganharia um nobel pra nóis pregá na parede.

Goiab'dullah disse...

oooo mininu! bem vindo ao mundo dos loucos que escrevem suas loucuras pros otro le
hehehe

bão os texto! concordo plenamente com o do lost, e agradeço a aula sobre celulas tronco
saudadocê mininu

beeejo

Anônimo disse...

keep walking

Unknown disse...

As células tronco são sem dúvida a bandeira da vida e ainda bem que prevaleceu o bom senso na decisão do STF.Acredito que no futuro outras pesquisas com células tronco serão permitidas pela legislação brasileira.
Já demos o primeiro passo e no Brasil, em Ribeirão Preto, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo o imunologista Dr Julio Voltarelli é o principal idealizador de uma pesquisa com o uso conjunto de quimioterapia e células tronco retiradas da coluna contra a diabetes tipo 1.
Quinze brasileiros entre 14 e 31 anos testaram a terapia e obtiveram resultados positivos.Voltaram a produzir insulina.
É isso aí, temos que andar para frente e eu espero ainda ver a cura de outras muitas doenças com a pesquisa de células tronco.
Ótimo assunto Rafa, adorei!!!
Mil beijos e parabéns pelo blog.

Ah só para constar , o pai das células tronco é o cientista canadense JAMES EDGAR TILL, hoje com 76 anos.Em 1963 ele descobriu que as células tronco transplantadas da medula óssea para o baço de ratos se auto-replicavam.